Share This

Perfil

Raul Galhardi Pinto é jornalista. Formado em jornalismo pela PUC-SP, estudou quatro anos na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie antes de optar pela atual carreira. Já trabalhou em redação (impresso e online), assessoria de imprensa, ONGs e atualmente produz reportagens como freelancer para o portal UOL e outros veículos. É mestre em Produção Jornalística e Mercado pela ESPM-SP com foco em modelos de negócios jornalísticos.

Foi trainee no 25º Curso Estado de Jornalismo, em 2014, um dos mais tradicionais programas de treinamento do país, realizado pelo jornal O Estado de S.Paulo, e único do gênero a conferir diploma de curso de extensão pela Universidade de Navarra, na Espanha. Também foi premiado no 6º Prêmio Santander Jovem Jornalista – Semana Estado de Jornalismo com uma bolsa de estudos de um mês na Universidade de Salamanca para estudar espanhol.

Participou da Conferência Global de Jornalismo Investigativo realizada no Rio de Janeiro em outubro de 2013 pela ABRAJI, Instituto Prensa y Sociedad e Global Investigative Journalism Network. Também participou dos cursos de extensão universitária “Repórter do Futuro: 12º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflitos Armados e Outras Situações de Violência” e “Repórter do Futuro: Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter”, realizados pela Oboré – Projetos Especiais em Comunicações e Artes, além de diversos outros cursos, palestras, oficinas e congressos.

Foi membro atuante de duas gestões do Centro Acadêmico João Mendes Júnior, entidade representante dos estudantes de Direito da Universidade Mackenzie, e participou do Fórum Social Mundial de 2005 realizado em Porto Alegre. Integrou durante sete anos (2004-2011) o coletivo DiCed (Direito Crítico em Debate), grupo de estudos que teve como foco inicial o estudo do Direito Alternativo e suas ramificações. Com o passar do tempo, o grupo ampliou seu campo de estudos para a filosofia, sociologia e psicologia, estudando autores como Foucault, Nietzsche, Freud, Zygmunt Bauman, entre outros.

Para visualizar o currículo completo, clique aqui.