Na CBN, Fernando Haddad exagera total de novas matrículas em creches

haddad

Na manhã desta quarta-feira (31), o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição pelo PT, Fernando Haddad, foi sabatinado pela CBN SP. A equipe de jornalistas da Lupa acompanhou a entrevista, verificando o grau de veracidade das afirmações dele. Veja o resultado do trabalho logo abaixo:

Ao falar sobre os avanços registrados pela cidade na área da Educação, Haddad disse:

“Abrimos 403 creches na cidade de São Paulo (…) 403 novas creches representaram, na Educação Infantil, a abertura de 100 mil novas matriculas”

RECORTES-POSTS-EXAGERADO

De acordo com o site PlanejaSampa, desde 2013, foram implantadas na capital paulista 394 novas creches – e não 403, como foi citado pelo candidato na sabatina. São nove a mais.

Mantido pela prefeitura de São Paulo, o site ainda informa que, entre 1 de janeiro de 2013 (início da gestão Haddad) e 2 de agosto de 2016, o número de matrículas em creches subiu em 78.961 – 21 mil a menos do que citou o candidato. Na Educação Infantil (que engloba creches e pré-escolas) o aumento foi de 96.514, sendo 17.553 na pré-escola.

Atualização às 13h44:  A prefeitura de São Paulo enviou nota  informando que até o fim do ano, pretende-se chegar a 100 mil vagas em creches.


 

Ao falar sobre os Centros Educacionais Unificados (CEUs), Haddad destacou que:

“Um (foi) entregue. Oito (estão) em obras, e seis começado a obra”

RECORTES-POSTS-VERDADEIRO-MAS

Ainda de acordo com o site PlanejaSampa, com dados atualizados em 24 de agosto, um CEU foi concluído, oito estão “em obras ou implantando estruturas”, e seis, em fase de licitação.

Mas, na campanha de 2012, Haddad prometeu ampliar a rede de CEUs construindo 20  novos centros. Essa meta também consta no PlanejaSampa.

Na entrevista à CBN SP, o candidato à reeleição justificou o atraso no cumprimento da meta, alegando que “não houve repasse do governo federal, que tem faltado com a cidade”. Em seguida, prometeu que todos os CEUs serão entregues em 11 meses.

Atualização às 13h44: A prefeitura de São Paulo enviou nota informando que  existem “oito centros em obras, que devem ser entregues até dezembro deste ano. Os contratos para construção de outros seis CEUs foram assinados na última semana de julho e já estão com ordem de início das obras.”

Clique aqui para ler a matéria no site da Lupa.